Características da sala de aula ecológica: dinâmica do seu funcionamento
Características da sala de aula ecológica: dinâmica do seu funcionamento
Antes de entrarmos em detalhes sobre as características da
sala de aula ecológica, torna-se fundamental tocar no aspecto da dinâmica do
seu funcionamento.
Em princípio, o termo dinamismo que aqui estamos usando
significa que uma acção do professor dentro de uma sala de aula, isto é, no
processo de ensino-aprendizagem, o professor tem que ser um individuo dinâmico.
O professor ao organizar um plano de aula, deverá o fazê-lo tendo em conta a sequência
dos conteúdos a serem leccionados, pois essa sequencia ajuda muito no seu
dinamismo.
O dinamismo o professor faz com que os alunos participem muito na
sua aula, pois esse espirito dinâmico do professor desperta a atenção dos
alunos, deixando estes com desejo de participar na aula.
Na aula, a tarefa do professor é mudar concepções. Significa
isto que o professor deve entrar na sala de aula bem preparado, implica também que
o professor estar sempre preparando a sua aula para que esteja disponível em
responder as dúvidas dos alunos.
Ensinar não é uma tarefa fácil, requere um grande esforço do
professor. É um grande compromisso que o professor tem com seus alunos e toda a
sociedade em geral, por essa razão, ele deve ser completamente competente.
Características da
sala de aula ecológica
De acordo com Niquice (2016), a sala de aula é um espaço onde
seus intervenientes comportam-se como seres algemados
com pouco espaço de liberdade, pouca criatividade, pouco exercício de
autonomia. Significa isto que na sala de aula, em parte, os alunos são indivíduos
que não se sentem livres de mostrar seus conhecimentos sobre aquilo que está
sendo transmitido pelo professor, muitas vezes é porque o professor não permite,
noutras vezes é porque o aluno tem receio de falar. Entretanto, é minha opinião
que a sala de aula, é apenas um espaço de discussão de conhecimentos, é um
espaço em que o aluno e professor, expõem aquilo que sabem, mostram sua
criatividade, é um espaço de participação.
Então, quais são as características da sala de aula ecológica?
De acordo com Ferreira e Santos (1984); Sacristán e Gomes
(2000) citados por Niquice (2016) são seis (6) características de uma sala de
aula ecológica que a seguir vamos descrever detalhadamente.
1. Multidimensionalidade
Na multidimensionalidade significa que na sala de aula são
abordados diversos aspectos enquanto decorre o processo de ensino-aprendizagem.
Neste sentido, significa que na sala de aula há participação total dos actores
envolvidos; há muita comunicação; diversidade de informações e diversidade de
experiências. É importante referir que a participação dos actores, depende
muito da postura e disposição do próprio professor, pois o professor é quem
estimula a participação dos seus alunos.
2. Historicidade
Historicidade, significa que, os alunos e professores dentro
da sala de aula têm oportunidade de relatar as suas histórias, e isto contribui
muito para a riqueza da sala de aula.
3. Simultaneidade
Numa sala de aula, muitas vezes, há situações que permitem a
que os alunos participem activamente. Para tal, é preciso existir o dinamismo a
qual falamos antes, é preciso que haja também liberdade dos intervenientes. Neste
sentido, o termo “simultaneidade” é quando existe coincidências na intervenção dos
alunos, isto é, quando os alunos intervêm ao mesmo tempo. Por exemplo: quando o
professor faz uma pergunta e os alunos ficam dispostos em responder dizendo “eu
posso responder”, “eu posso responder”. No entanto, isto mostra o desejo e
interesse existente nos alunos sobre a aula.
Uma nota importante é que quando os alunos têm vontade de
participar na aula, essa simultaneidade sempre vai existir.
4. Imediaticidade
O termo imediatidade, já nos mostra que vem da palavra “imediato”,
que significa rapidez. Significa então que na sala de aula, quando o clima é saudável
é as participações são rápidas, ou seja, as participações dos alunos acontecem
de forma rápida. E quando os alunos participam rapidamente, o professor não lhe
é dado tempo de pensar. A imediaticidade, significa também a existência
criatividade e espontaneidade nos alunos. Um exemplo disso é quando um aluno
coloca uma dúvida e logo de seguida, um colega intervém para responder a dúvida
do colega.
5. Imprevisibilidade
Um professor ao entrar numa sala de aula deve contar com
tudo menos nada, porque ele como professor deve partir do pressuposto de que os
alunos são seres pensantes e que são dotados de conhecimentos, embora não sejam
os mesmos que o professor tem.
Assim, a imprevisibilidade significa que no
decorrer do processo de ensino-aprendizagem, o professor deve saber que durante
a aula haverão dúvidas/perguntas feitas pelos alunos, que certa maneira, o
professor não contava, deve também contar que podem existir comportamentos
inesperados (atitudes inesperados), condutas inesperadas, anedotas inesperados,
entre outros aspectos.
6. Lugar público
O professor dentro da sala de aula sempre deve assumir uma
postura perante as mais diversas situações vividas em sala de aula, pois por se
tratar de um processo de comunicação, haverão respostas a certos
comportamentos.
Deste modo, o professor não pode agir de forma parcial, ele
deve ser um individuo imparcial, que significa tratar todos os alunos do mesmo
jeito. Ele deve ser capaz de captar, avaliar e analisar os acontecimentos.
Referências
Niquice, A. Gestão do processo de ensino-aprendizagem e característica de aula. Bloco I: Metodologia e os processo de ensino-aprendizagem. Março de 2016.
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