As principais figuras pioneiras da Pedagogia e suas contribuições
1. Sócrates (469 – 399, a.C.)
Suas contribuições
- O autoconhecimento é o único caminho para o verdadeiro
saber;
- A finalidade da educação é ministrar o saber sobre o
indivíduo;
- Os mestres devem ter paciência com os erros e dúvidas
apresentadas pelos alunos;
- Ninguém aprende a andar nesse caminho com o recebimento
passivo de conteúdos oferecidos ou transmitidos de fora.
Sócrates era um pedagogo que acreditava no autoconhecimento
como o único caminho para o verdadeiro saber. Segundo ele, ninguém aprende a
andar nesse caminho com o recebimento passivo de conteúdos oferecidos ou
transmitidos de fora. O verdadeiro saber é adquirido com a busca trabalhosa que
cada um realiza dentro de si.
2. Platão (427 – 347, a.C)
Suas contribuições
- Por meio do conhecimento é possível controlar os instintos, a ganância e
a violência;
- O papel do educador consiste em promover no educando o
processo de interiorização;
- O conhecimento não é algo que vem de fora para o homem. O
conhecimento é o esforço de cada pessoa;
- O despertar para o mundo das ideias é um processo gradual.
Para Platão, “toda virtude é conhecimento”. Ao homem virtuoso, segundo
ele, é dado a conhecer o bem e o belo. A busca da virtude deve prosseguir pela
vida inteira. Portanto, a educação não pode se restringir apenas aos anos de
juventude. Educar é tão importante para uma ordem política baseada na justiça,
como Platão preconizava, que deveria ser tarefa de toda a sociedade.
3. Aristóteles (384 – 332, a.C.)
Suas contribuições
- A educação ajuda a combater a pobreza e capacita as pessoas
com o conhecimento, habilidades e confiança que precisam para completar um
futuro melhor;
- A felicidade é alcançada através da educação;
- A educação deve ser uma forma de preparar o homem para viver
em sociedade.
Aristóteles valoriza o método dedutivo usado até hoje, cujo modelo de rigor
encontra-se na matemática. A Dedução “é
um tipo de raciocínio que ocorre ou seja, parte duma verdade estabelecida
(geral) para provar a validade de um facto particular. Caminha-se da causa para
o efeito”.
Para
ele, o fim da arte e da educação é substituir a natureza e
completar aquilo que ela apenas começou. Ele ainda afirmava que, quando se descuida da
educação das gerações, o Estado sofre um golpe nocivo. A educação ajuda a combater a pobreza e capacita as
pessoas com o conhecimento, habilidades e a confiança que precisam para
construir um futuro melhor.
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