quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Exemplo prático de um Plano de Marketing

Plano de Marketing


O Plano de Marketing é uma ferramenta de gestão que deve ser regularmente utilizada e actualizada, pois permite analisar o mercado, adaptando-se às suas constantes mudanças e identificando tendências. Por meio dele você pode definir resultados a serem alcançados e formular acções para atingir competitividade. Assim, a seguir, descreve-se detalhadamente um plano de Marketing.

Plano de Marketing – BIG CHIKEN MOZAMBIQUE

1. Resumo executivo

A Big Chiken Mozambique é uma organização criadora de frangos, no bairro de Trevo, município da Matola. Além disso, em parceria com uma organização de criação de frangos local, está aumentando a sua produção, um serviço que leva os clientes para um consumo garantido, com direito a alguns ovos. No entanto, a criação dos seus frangos tem sido ignorada pela população local. Embora existam vários grandes criadores de frango dentro do bairro, o mercado de frangos não vem recebendo a mesma atenção. Isso proporciona à Big Chiken uma oportunidade extraordinária de crescimento. Compra de frangos é uma prática comum das pessoas na actualidade. 

Existe, entretanto, um número crescente de competições que a envolvem, incluindo vendedores de outros tipos de carnes: porca, carne bovina, etc. A Big Chiken Mozambique está empenhada em ampliar seu mercado, assim como em desenvolver um mercado de grande de criação de frangos, visando a uma concorrência mais alta.

2. Análise da situação

A Big Chiken Mozambique está em seu primeiro ano de operação no mercado. Seus produtos foram bem recebidos nos primeiros meses do ano de 2019 e o marketing será a chave para desenvolver a marca e o conhecimento do produto, assim como para o crescimento da base de clientes. A Big Chiken Mozambique oferece diversos pesos de frangos, ou seja, os frangos da Big Chiken têm variedades de pesos, desde 1kg, 1,5kg até os 3,0kg.

2.1. Resumo do mercado

A empresa possui boas informações sobre o mercado e sabe bastante sobre os atributos comuns do cliente mais almejado. Essas informações serão aproveitadas para entender melhor o público-alvo e suas necessidades específicas, bem como para saber como se comunicar melhor com ele.
Mercados-alvo:
Matola-Rio; mercado da Zona baixa da cidade de Maputo; mercado do Xipamanine; mercado do Benfica.

2.1.1. Demografia do mercado

O perfil do cliente típico da Big Chiken Mozambique está enquadrado dentro dos seguintes factores geográficos, demográficos e comportamentais:

Factores geográficos:
A Big Chiken Mozambique ainda não definiu uma área geográfica como alvo. Com base no amplo alcance da Internet e em múltiplos serviços de entrega, ela pode atender tanto clientes de dentro do bairro como de outros bairros da Cidade e Província de Maputo.
Assim, a população-alvo estimada é de 1 milhões de consumidores.

Factores demográficos:
·         Tanto homens como mulheres (inclui todas as faixas etárias) são consumidores dos frangos, em proporção praticamente equivalente.

Factores comportamentais:
·         Pessoas que consomem carnes de frangos sem visar a uma vida mais saudável, mas sim a um “comer bem”.

·         Pessoas que gastam dinheiro em aquilo de que gostam comer sem.
·         Pessoas com um estilo de vida activo, que inclui no mínimo consumir frango duas ou três vezes por semana.

2.1.2. Necessidades do mercado

A Big Chiken Mozambique está proporcionando à comunidade do bairro de Trevo uma ampla gama de frangos bem grandes para toda a família. Seu objectivo é oferecer os seguintes benefícios para seus clientes:
·         Frangos de qualidade. As pessoas /clientes trabalham duro para ganhar seu dinheiro e não gostariam de desperdiçá-lo em produtos sem qualidade que possam ser nocivos à sua saúde.

·         Atendimento ao cliente. Só com um atendimento exemplar é possível construir um negócio sustentável, com uma base de clientes fiéis.

2.1.3. Tendências do mercado

A Big Chiken Mozambique vai se distinguir por comercializar produtos até então não disponíveis. A ênfase do mercado, até o momento, tem sido em vender galinhas/frangos e alguns pintainhos. Como o mercado de criação de frangos não está restrito a um único país, continente ou faixa etária, existe um mercado global. A Big Chiken Mozambique possui frangos saudáveis. Portanto, o marketing está sendo direccionado para esse propósito.

Outra tendência é a venda de frangos em outros pontos de Moçambique. Um número cada vez maior de criadores de frangos se reúne no país inteiro para comercializar seus produtos em diferentes províncias do país. Em Nampula; por exemplo, há um grupo de pessoas que vende cerca de 5,000 frangos durante 1 mês. As tendências de mercado mostram um crescimento contínuo no negócio.

2.1.4. Crescimento do mercado

Com o preço dos frangos cada vez mais a cair, por causa da existência de muitos criadores e muito mais devido à existência de muitas empresas concorrentes, o mercado de frango apresentou um crescimento estável no país. Assim, a estimativa de vendas para 2020 pode ser de 35 milhões de unidades. Um número crescente de pessoas está descobrindo, ou em muitos casos redescobrindo, os benefícios em criar e vender frangos.

2.2. Análise SWOT

A análise SWOT abaixo captura as principais forças e fraquezas da empresa, bem como descreve as oportunidades e ameaças que se apresentam à Big Chiken Mozambique:

Forças

  •           Experiência e profundo conhecimento do sector de criação de frangos.
  •            Criadores de frangos criativos, porém práticos e competentes.
  •            Utilização de um modelo de negócios altamente eficiente, baseado na venda e na distribuição directa ao cliente.

Oportunidades

  •           Participação em um sector de criação em crescimento.
  •            Redução nos custos do frango graças à existência de muitos criadores.
  •          Possibilidade de alavancar os esforços de marketing de outros participantes do sector de criação para ajudar no crescimento do mercado em geral.

Fraquezas

  •            A necessidade de recorrer um capital externo para promover o crescimento do negócio.
  •            A falta de funcionários que possam trabalhar directamente com o cliente para gerar conhecimento de marca e de produto.
  •            A dificuldade de desenvolver conhecimento de marca por se tratar de uma empresa pequena.


Ameaças

  •            Concorrência futura/potencial de um participante já estabelecido no mercado.
  •            Uma retracção na economia que possa ter efeito negativo sobre o modo como as pessoas gastam suas economias em produtos para consumos.
  •            A publicação de um estudo que coloca em questão em questão a segurança pública pelo consumo dos frangos.

Fonte: o autor, 2019.

2.3. Concorrência

A Big Chiken Mozambique está formando seu próprio mercado. Embora existam algumas organizações que criam frangos, a Big Chiken Mozambique quer ser a única cujos produtos são de facto de qualidade e excepcionais, ou extraordinários para os clientes.

2.4. Produtos

Agora, a Big Chiken Mozambique oferece diversos produtos:
·         Os primeiros frangos criados pela Big Chiken Mozambique pesavam cerca de 2 a 2,5kg, que permite aos clientes que vivem em menor número consumirem apenas um frango.

·         Os frangos posteriores produzidos pela Big Chiken Mozambique foram de tamanho igual aos primeiros frangos.

2.5. Factores-chave para o sucesso

O factor-chave para o sucesso é desenhar e criar frangos que atendam à demanda do mercado. Além disso, a Big Chiken Mozambique deve garantir a satisfação total do cliente. Caso esses factores se concretizem, a Big Chiken Mozambique vai se tornar uma organização lucrativa e sustentável.

2.6. Questões fundamentais

Sendo uma organização nova no mercado em Moçambique como um todo, a Big Chiken Mozambique ainda está em seus estágios iniciais. As questões fundamentais para ela são:
·         Estabelecer-se como a organização ou empresa líder em criação de frangos para pronto consumo da população e evitar eclosão de doenças.

·         Buscar o crescimento controlado, isto é, os gastos com folha de pagamento nunca devem exceder a base de receita. Isso ajudará a proteger a empresa contra recessões.
·         Monitorar constantemente a satisfação do cliente, assegurando que a estratégia de crescimento jamais comprometa a qualidade do atendimento e os níveis de satisfação.

3. Estratégia de marketing

O segredo para uma estratégia de marketing eficiente é focar em produtos de alta qualidade. A Big Chiken Mozambique pode cobrir cerca de 80% de criação de frangos porque cria frangos saudáveis. Ela consegue atender as necessidades do cliente porque, embora os frangos sejam de tamanhos diferentes, são úteis para todos.

3.1. Missão


A missão da Big Chiken Mozambique é oferecer ao cliente os melhores frangos jamais consumidos e vistos no mercado. Nosso lema é: “Nós existimos para atrair e manter clientes”. A adopção rigorosa desse lema garantirá nosso sucesso. Nossos serviços e produtos superarão as expectativas dos nossos clientes.

3.2. Objectivos de marketing

·         Manter um forte crescimento positivo em cada trimestre (apesar dos padrões de vendas sazonais).
·         Alcançar um aumento contínuo de penetração no mercado.
·         Reduzir os custos de aquisição do cliente em 1% por trimestre.

3.3. Objectivos financeiros

·         Aumentar a margem de lucro em 1% por trimestre devido à eficiência e a ganhos com economia de escala.
·         Manter um orçamento significativo de pesquisa e desenvolvimento (como um percentagem das vendas) para incentivar o desenvolvimento de novos frangos.

3.4. Mercados-alvo

A meta da Big Chiken Mozambique é expandir um novo tipo de mercado, trazendo novas formas de criação de frangos em Moçambique, e tendo uma nova visão na área.

3.5. Posicionamento

A Big Chiken Mozambique vai-se posicionar como uma empresa líder criação e venda de frangos, aumentando a sua actividade com a criação de pintainhos. Esse posicionamento será alcançado pela alavancagem de sua vantagem competitiva: experiência no sector e paixão pelo tipo de negócio. A Big Chiken Mozambique é uma empresa de criação de frangos de forma. Sua administração pode usar a vasta experiência e a paixão pessoal pelo negócio de frangos em Moçambique.

3.6. Estratégias

O objectivo único da organização é posicionar a Big Chiken Mozambique como a criadora de frangos consumo, atendendo tanto o mercado do bairro do Trevo como outros mercados. A estratégia de marketing buscará de início criar um conhecimento do cliente sobre os produtos e serviços oferecidos e, depois, desenvolver uma base de clientes. A mensagem que a Big Chiken Mozambique pretende transmitir é de que oferece os mais frangos saudáveis para o consumo da população em geral e todas as faixas etárias. Essa mensagem será comunicada por diversos meios de comunicação, desde as televisões até as rádios. Primeiro pelo próprio sítio (site) da empresa, onde os consumidores encontrarão muitas informações sobre os produtos e poderão fazer pedidos. Para transmitir a percepção de profissionalismo e qualidade dos produtos e serviços da Big Chiken Mozambique, muito dinheiro e tempo serão investidos nesse sítio ou site.

3.7 Mix de marketing

O mix de marketing da Big Chiken Mozambique compõe-se das seguintes abordagens de determinação de preço, distribuição, propaganda e promoção e atendimento ao cliente:
·         Determinação de preço: Será baseada em um preço por frango.
·         Distribuição: Inicialmente, a Big Chiken Mozambique utilizará um modelo de distribuição directo aos revendedores de mercearias e supermercados.
·      Propaganda e promoção: Diversos métodos serão    Empregados no esforço promocional.
·         Atendimento ao cliente: A Big Chiken Mozambique se empenhará para alcançar níveis de referência no atendimento ao cliente.

3.8. Pesquisa de marketing

A Big Chiken Mozambique tem a sorte de estar localizada no sul do país, uma área em que as economias são tidas como altas, pois é onde estão concentradas os ministérios e é muito provável que seja o lugar onde há muito dinheiro. De facto, a Big Chiken Mozambique testou todos os seus produtos não só com os consumidores domésticos, mas também com muitos outros criadores de frangos. Esse extenso teste de produto com uma ampla variedade de criadores proporcionou um feedback valioso, que levou a diversos aprimoramentos de design.

4. Controlos

A finalidade do plano de marketing da Big Chiken Mozambique é servir como um guia para a organização. As seguintes áreas serão monitoradas para medir o desempenho:
·         Receita: mensal, trimestral e anual.
·         Despesas: mensais e anuais.
·         Satisfação do cliente.
·         Desenvolvimento de novos produtos.


5. Plano de contingência

Dificuldades e riscos
·         A entrada no mercado de um concorrente já estabelecido no sector.
As piores situações de risco
·         Chegar à conclusão de que o negócio não consegue se sustentar de forma contínua.
·         Descobrir que é necessário liquidar preços para cobrir passivos.


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