Educação de Adultos e Projectos Comunitários
1. Introdução
Pensamento e linguagem comum são dois
processos interligados. E embora explicitem significativas divergências
entre si, um factor comum pode ser identificado em suas concepções relativas ao
desenvolvimento cognitivo (pensamento e linguagem), que é a importância das
acções exercidas e/ou “sofridas” por um indivíduo em relação a si mesmo e ao
contexto em que vive, e o impacto de tais acções no curso do desenvolvimento de
processos psicológicos básicos (atenção, memória, pensamento, linguagem), e em
todo o processo do desenvolvimento humano.
Tendo em vista esse panorama geral concernente aos processos
de linguagem e pensamento, importa ressaltar que este trabalho tem como
objectivo abordar a questão da linguagem e pensamento comum a partir de uma
breve revisão de literatura sobre os referidos processos em alguns textos
originais e/ou traduzidos de cada um dos autores citados, a fim de explicitar
aspectos essencialmente humanos como o uso e o domínio de um sistema
linguístico em actos de pensamento e fala ou em actos de significação.
1.1. Objectivos do Trabalho
Geral
Ø Conhecer
as manifestações da linguagem e do pensamento comum.
Específicos
Ø Explicar
a forma do funcionamento da linguagem;
Ø Identificar
a importância da linguagem para as pessoas;
Ø Indicar
os tipos de pensamento.
1.2. Metodologia
Para a realização do trabalho, o grupo optou por fazer uma
pesquisa bibliográfica com objectivo de fazer uma revisão da literatura sobre o
tema em questão através da leitura de alguns livros e artigos.
2. Linguagem
De acordo com Atkinson, Atkinson, Smith, Bem e
Nolen-Hoeksema (2002) a linguagem é o uso organizado e combinado de palavras
para fins de comunicação, principalmente, do pensamento. Para o autor, a
linguagem tem carácter universal, pertence à espécie humana, o que possibilita
que as pessoas sejam capazes de dominar e usar um sistema linguístico bastante
complexo.
A utilização da linguagem possui dois aspectos: um de
produção e um de compreensão. Produzir linguagem significa partir de um
pensamento que de alguma maneira é traduzido numa oração e expressado através
de sons. Compreender parte da audição de sons, atrelar significado a estes sons
na forma de palavras que consistem na criação de uma oração para posteriormente
extrairmos significados dela. Ambos aspectos compõem o processo de aquisição da
linguagem e apresentam os níveis da sintaxe, da semântica e da fonologia, que
envolvem, respectivamente, as unidades de oração, a transmissão de significados
e os sons da fala (ATKINSON et al,
2002).
Contudo, é importante salientar que a linguagem não consiste
apenas na comunicação e transmissão de ideias pelas palavras, que são cruciais
no desenvolvimento cognitivo, mas também na comunicação não-verbal, isto é, em
gestos e as acções, movimentos que expressam emoções sociais (PAPALIA &
OLDS, 2000).
Para Piaget (1967), a linguagem não é suficiente para
explicar o pensamento, uma vez que o mesmo tem raízes na acção e nos mecanismos
sensório-motor, os quais, para o autor, são mais significativos que o factor
linguístico.
Porém, [...] não é menos evidente que quanto mais refinadas
as estruturas do pensamento, mais a linguagem será necessária para complementar
a elaboração delas. A linguagem, portanto, é condição necessária, mas não
suficiente para a construção de operações lógicas. Ela é necessária, pois sem o
sistema de expressão simbólica que constitui a linguagem, as operações
permaneceriam no estado de acções sucessivas, sem jamais se integrar em
sistemas simultâneos ou que contivessem, ao mesmo tempo, um conjunto de
transformações solidárias. Por outro lado, sem a linguagem as operações
permaneceriam individuais e ignorariam, em consequência, esta regularização que
resulta da troca individual e da cooperação (PIAGET, 1967:92).
[...] a linguagem humana, sistema simbólico fundamental na
medição entre sujeito e objecto de conhecimento, tem, para Vygotsky, duas
funções básicas: a de intercâmbio social e a de pensamento generalizante. Isto
é, além de servir ao propósito de comunicação entre indivíduos, a linguagem
simplifica e generaliza a experiência, ordenando as instâncias do mundo real em
categorias conceituais cujo significado é compartilhado pelos usuários dessa
linguagem. Ao utilizar a linguagem para nomear determinado objecto estamos, na
verdade, classificando esse objecto numa categoria, numa classe de objectos que
têm em comum certos atributos. A utilização da linguagem favorece, assim,
processos de abstracção e generalização (OLIVEIRA, 1992:27).
Ao considerar que a linguagem consiste num sistema simbólico
que estabelece mediação entre o sujeito e seu objecto de conhecimento, Oliveira
(1992), ao citar Vygotsky, afirma que as palavras, enquanto signos mediadores
das relações do indivíduo com o mundo, são generalizações. Cada palavra
refere-se a uma classe de objectos, constitui-se num signo e numa forma de
representação da categoria de objectos e de conceitos.
A linguagem é um produto social e o
pensamento comum modela-se sob a sua influência constante; fornece-lhe uma
grande quantidade de matrizes gerais inteiramente prontas; são as palavras que
permitem classificar rapidamente as sensações novas e, com a ajuda da sintaxe,
pô-las em relação com as antigas.
A linguagem permite generalizar
facilmente observações particulares, porque as palavras são veículos de ideias
gerais, conceitos universais. Pode dizer-se que ela transmite os resultados das
observações e do enorme trabalho mental das gerações que presidiram à sua
formação.
Assim, a linguagem tende a diminuir o
carácter subjectivo do conhecimento comum, ao fazer participar o indivíduo nos
modos de pensar de um meio social extenso, no seio do qual os indivíduos
controlam reciprocamente os seus conhecimentos, ao comunicá-los (retirado em:
<https://uminstante.wordpress.com/2010/10/26/o-pensamento-comum/>
no dia 17/08/2016 às 09h e 22 minutos).
3. Pensamento
Em sentido lato o pensamento corresponde a toda sucessão de
ideias ou actividade ideativa, iniciada por um problema e destinada à resolução
do mesmo. Através dele orientamos e integramos todos os conteúdos imaginativos
e outros dados do nosso conhecimento em juízos e conceitos significativos,
concretos ou abstractos (CARDOSO, 2007).
Pensar significa: manter-se aberto às questões e às
informações. Tentar compreender, tornar presente, entender significados,
ligá-los entre si e dotá-los de sentido, adoptar decisões e formular juízos (CARDOSO,
2007).
Em resumo, pensar, significa ordenar factos relativos a nós
próprios e ao nosso mundo.
Com a linguagem veiculamos e exprimimos o pensamento.
Através do diálogo exploramo-lo em termos de forma e de conteúdo.
3.1. Tipos de Pensamento
Pensamento artístico
(devaneio, sonho acordado) é a forma menos controlada do pensamento. É
fantasista, não dirigido. Pertence à vida psicológica normal se não for
excessivo.
Pensamento concreto
Nesta forma há manipulação de operações lógicas, embora
sempre dependentes de operações concretas.
Pensamento abstracto
(conceptual ou formal)
Baseia-se na abstracção. Desenvolve-se através da
generalização a partir do particular.
Pensamento mágico
É normal nas crianças que acreditam que os objectos se
poderão conformar aos seus desejos. Esta forma de pensar é mais tarde “cortada”
pela realidade. Porém, em certas circunstâncias, normais ou anormais, o
pensamento mágico pode regressar na vida adulta (CARDOSO, 2007).
3.2. Pensamento Comum (Espontâneo)
Segundo Olivier (2006) diz
que o pensamento comum é o conhecimento que recebemos de uma geração para
outra, e que nasce do esforço que os seres humanos fazem normalmente para
resolver os problemas práticos e imediatos que surgem no dia-a-dia. Por
exemplo, formas de organizar a vida comunitária, formas de sobreviver frente ao
clima e frente à natureza, como fazer habitação, vestuário, plantio, colheita,
conservação de produtos, alimentação, cuidado com saúde, e, mais recentemente,
uso da técnica etc.
No seu dia-a-dia, o homem adquire espontaneamente um modo de
entender e actuar sobre a realidade. Algumas pessoas, por exemplo, não passam
por baixo de escadas, porque acreditam que dá azar; se quebrarem um espelho,
sete anos de azar. Algumas confeiteiras sabem que o forno não pode ser aberto
enquanto o bolo está assando, senão ele “embetuma” (RODRIGUES, s/d).
Como aprenderam estas informações? Elas foram sendo passadas
de geração a geração. Elas não só foram assimiladas mas também transformadas,
contribuindo assim para a compreensão da realidade.
Assim, se o conhecimento é produto de uma prática que se faz
social e historicamente, todas as explicações para a vida, para as regras de
comportamento social, para o trabalho, para os fenómenos da natureza, etc.,
passam a fazer parte das explicações para tudo o que observamos e
experienciamos. Todos estes elementos são assimilados ou transformados de forma
espontânea. Por isso, raramente há questionamentos sobre outras possibilidades
de explicações para a realidade. Acostumamo-nos a uma determinada compreensão
de mundo e não mais questionamos; tornamo-nos “conformistas de algum conformismo”.
São inúmeros os exemplos presentes na vida social, construídos pelo “ouvi
dizer”, que formam uma visão de mundo fragmentada e assistemática (RODRIGUES,
s/d).
Mesmo assim, é uma forma usada pelo homem para tentar
resolver seus problemas da vida quotidiana. Isso tudo é denominado de senso
comum ou conhecimento espontâneo. Portanto, podemos dizer que o senso comum é o
conhecimento acumulado pelos homens, de forma empírica, porque se baseia apenas
na experiência quotidiana, sem se preocupar com o rigor que a experiência
científica exige e sem questionar os problemas colocados justamente pelo quotidiano.
Portanto, é também um saber ingénuo uma vez que não possui uma postura crítica
(RODRIGUES, s/d).
Em geral, as pessoas percebem que existe uma diferença entre
o conhecimento do homem do povo, às vezes até cheio de experiências, mas que
não estudou, e o conhecimento daquele que estudou determinado assunto. E a
diferença é que o conhecimento do homem do povo foi adquirido espontaneamente,
sem muita preocupação com método, com crítica ou com sistematização. Ao passo
que o conhecimento daquele que estudou algo foi obtido com esforço, usando-se
um método, uma crítica mais pensada e uma organização mais elaborada dos conhecimentos
(LARA,1983:56 citado por RODRIGUES, s/d).
Porém, é importante destacar que o pensamento comum é uma
forma válida de conhecimento, pois o homem precisa dele para encaminhar,
resolver ou superar suas necessidades do dia-a-dia. Os pais, por exemplo,
educam seus filhos mesmo não sendo psicólogos ou pedagogos, e nem sempre os
filhos de pedagogos ou psicólogos são melhor educados (RODRIGUES, s/d).
O senso comum é ainda subjectivo ao permitir a expressão de
sentimentos, opiniões e de valores pessoais quando observamos as coisas à nossa
volta. Por exemplo: a) se uma determinada pessoa não nos agrada, mesmo que ela
tenha um grande valor profissional, torna-se difícil reconhecer este valor.
Neste caso, a antipatia por esta determinada pessoa nos impede de reconhecer a
sua capacidade (RODRIGUES, s/d).
Levando-se em conta a reflexão feita até aqui, podemos
considerar o senso comum como sendo uma visão de mundo precária e fragmentada.
Mesmo possuindo o seu valor enquanto processo de construção do conhecimento,
ele deve ser superado por um conhecimento que o incorpore, que se estenda a uma
concepção crítica e coerente e que possibilite, até mesmo, o acesso a um saber
mais elaborado, como as ciências sociais.
Podemos assim caracterizar o pensamento comum como o
conhecimento que:
Ø
Parte de analogias que muitas vezes nada têm de
lógico;
Ø
Generaliza sem que as suas conclusões ou
deduções possam ser consideradas correctas;
Ø
Apesar de ter um objectivo concreto, traduz um
conjunto incompleto de actos de conhecimento;
Ø
Não aspira ao conhecimento universalmente válido
nem atinge a realidade profunda das coisas.
3.3. Vantagens e
Desvantagens do Pensamento Comum
Segundo Olivier
(2006), como vantagens do senso comum, é que já se sabe que ele funciona, que
dá certo. A desvantagem, que é algo “gritante” nos dias de hoje, é uma
sociedade que não cria nada, que simplesmente aceita as coisas como são. Falta
criatividade, falta questionamento ao povo.
Apesar das vantagens
do senso comum, nomeadamente porque permite ao homem orientar-se no mundo,
manejar as coisas e resolver os problemas mais prementes e imediatos do
quotidiano, um conhecimento deste tipo apenas permite captar o “mundo da
aparência” e não o “mundo real”. De facto, as ideias elementares e os juízos
superficiais apenas permitem chegar à aparência das coisas; apenas as ideias
abstractas e os juízos mais profundos permitem chegar à sua realidade. Avançar
da aparência das coisas para a sua realidade constitui assim o grande objectivo
do acto de conhecer. Se nós ficarmos pelo conhecimento das aparências (o nível
do senso comum), o conhecimento será sempre imperfeito e incompleto.
4. Conclusões
Este trabalho debruçou-se sobre a linguagem e pensamento comum
e do que foi descrito sobre a linguagem, o grupo percebeu e concluiu que a
linguagem serve de veículo para a comunicação, isto na verdade dito por outras
palavras quer dizer que a linguagem constitui um instrumento social usado em
interacções visando à comunicação. Desta forma, deve ser considerada mais como
uma força dinâmica ou processo do que como um produto. Pode ser definida como
um sistema convencional de símbolos arbitrários que são combinados de modo
sistemático e orientado para armazenar e trocar informações. Ela ainda tem a
função de comunicar ao ouvinte a posição que o falante ocupa de facto ocupa na
sociedade em que vive. Dessa forma, o processo linguístico tem o poder de
revelar a origem social de um indivíduo, visto que um falante, ao se
pronunciar, “denuncia” para o seu ouvinte sua escolaridade, origem ou, até
mesmo, a que grupo social pertence.
Quanto ao pensamento comum, o grupo compreendeu que a expressão pensamento comum (também designado por senso
comum ou por conhecimento vulgar) corresponde a um dos níveis de conhecimento e
designa o conhecimento espontâneo que temos das coisas que nos rodeiam e das
quais estamos próximos no nosso dia-a-dia. Este tipo de conhecimento é
precisamente o resultado da familiaridade do indivíduo com uma realidade que
enfrenta directamente e que permite pensamento comum. É geralmente muito
superficial e com um forte cariz prático, sendo partilhado por todos numa
determinada cultura e transmitido de forma acrítica de geração em geração.
5. Referência Bibliográfica
ATKINSON, R. L., ATKINSON, R. C., SMITH, E. E., BEM, D. J.
& NOLEN-HOEKSEMA, S. (2002). Introdução à psicologia de Hilgard. 13. ed.
Porto Alegre: Artmed.
CARDOSO, C. M. (2007).
Psicopatologia Geral e Especial.
OLIVIER, A. C. (2006).
Pensamento Filosófico: Uma maneira de Pensar o mundo. Disponível em: <http://bsideias.wordpress.com/2007/07/31/o-que-e-filosofia-e-pensamento-filosofico>
OLIVEIRA, M. K. (1992). Vygotsky e o processo de formação de
conceitos. La Taille, Yves de.; Oliveira, Marta Khol de.; Dantas, Heloysa.
Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo:
Summus, p. 23-34.
PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W. (2000). Desenvolvimento humano.
7. ed. Porto Alegre: Artmed.
PIAGET, J. (1967). Seis estudos de psicologia. Rio de
Janeiro: Forense-Universitária.
RODRIGUES, R. (s/d). Senso
comum e conhecimento científico.
VYGOTSKY, L. S. (1998). Pensamento e
linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes.
VYGOTSKY, L. S. (2007). A formação social
da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes.
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