A Acta - Técnicas de expressão em língua portuguesa
A Acta
A acta é
a reprodução de factos, decisões e opiniões reportados a assembleias, reuniões
ou conselhos.
A acta é também na visão do mesmo autor, o relato oficial de tudo
o que se passou durante a reunião de uma instituição, departamento, secção,
conselho ou grupo de trabalho.
No dicionário da língua portuguesa, (PORTO, 1998), a acta é
definida como uma peça em que se escreve e regista o que se passa em qualquer
sessão.
A partir destes conceitos, compreendemos que a acta é um documento na qual são descritos e registados
informações sobre um determinado assunto que aconteceu numa determinada
instituição. Já definido a acta, vamos seguidamente tentar fundamentar de
acordo com a literatura pesquisa.
Este documento é elaborado pelo secretário da reunião que tem a ingrata,
difícil e a penosa tarefa de, ao longo dela, recolher os apontamentos
indispensáveis à sua elaboração posterior do projecto de acta. Mais tarde, com
a ajuda do presidente, em caso de necessidade, o secretário ordena e redige uma
primeira versão.
Para o mesmo autor, o projecto de acta é escrito no livro de
actas, cujas folhas devem estar rubricadas e numeradas – as folhas, não as
páginas, pois cada folha tem duas páginas – pelo presidente da Mesa da
Assembleia Geral, o mesmo acontecendo com os termos de abertura e de
encerramento.
Na acta, a redacção deve ser simples, concisa e clara; não
deve haver abreviaturas e os números tal como as datas escrevem-se por extenso;
intervalos em branco, entrelinhas e rasuras são eliminados.
Nela são relatadas todas as intervenções dos participantes
da reunião. A sua redacção obedece a uma fórmula fixa de introdução e fecho,
começando-se do seguinte modo: (aos seis dias, do mês de Setembro de dois mil e
dezoito, nas instalações da Faculdade de Ciências da Educação e Psicologia da
Universidade Pedagógica, realizou-se uma defesa de monografia, que obedeceu à
seguinte ordem de trabalhos/ ou cuja agenda encontra-se em anexo.
Estrutura da acta
A acta pode ser dividida em
três partes fundamentais, que descrevemos a seguir:
O cabeçalho – onde contem a identificação do
documento e o respectivo número de ordem.
O corpo – que comporta os relatos das várias
etapas e intervenções dos participantes.
O Fecho – que contem a fórmula fixa do fecho e
as assinaturas do presidente e do secretário da reunião.
Técnicas de elaboração
da acta
As técnicas de
elaboração de uma acta. E nesta perspectiva, o autor refere que ao longo da
elaboração da acta, há formas próprias de introdução das intervenções/falas dos
participantes da reunião, como os actos de fala que a seguir elencamos:
- referindo-se à questão do…ele teria dito que…
- usando da palavra, o Sr. Mateus, afirmou que…disse
- que…realçou o facto de que…
- apelou aos presentes para que…
- questionou o facto de…perguntou,
- disse ter ficado impressionada, chateada, escandalizada com
o facto de…
- Maria Companhia disse não concordar com a posição da sua
colega…
- Cristelino, chefe da turma do curso de ensino de Biologia, interveio para aclarar algumas questões que constituíam embaraço…
A acta também, obedece a uma fórmula fixa do fecho, que é:
(não havendo mais a tratar, a reunião foi encerrada (dada por terminada), da
qual foi lavrada/(se lavrou) a presente acta, que, depois de lida, será
assinada pelo Presidente (ou…) e por mim que secretariei a reunião.
De referir também que os
espaços em branco, na acta, devem ser trancados de forma a evitarem-se
acréscimos posteriores, e em caso de falha ao longo da redacção da acta, esta
não deve ser rasurada nem borrada, devendo-se, nestes casos,
acrescentar-se a palavra digo, logo depois da falha e colocando a palavra
correcta pretendida. Por fim, temos os elementos discursivos
que devem ser usados numa acta, como descrevemos a seguir.
Elementos
discursivos da acta
Na acta uso da voz passiva e das formas do particípio
passado. Um exemplo disso é: ficou
acordado que…decidiu-se que as reuniões serão feitas).
É também recomendável o uso do discurso indirecto (ele disse que…).
Assim, como o uso do Pretérito perfeito, mas também das
formas do imperfeito… (ele teria dito
que…), coube a vez de Basília Humberto que interveio para questionar sobre
se não haveria espaço para mais um ponto na agenda.
Considerações finais
Como ilações finais, pode-se dizer que a acta é um documento
muito importante, pois ela serve para comprovar a decisão tomada no encontro e
deve ser assinada pelo Presidente da mesa, pelo secretário e por todos os
condóminos presentes, dando consciência que os mesmos estavam certos do facto
no qual foi determinado. A acta de uma dada reunião é um documento que garante
total veracidade sobre o ocorrido, ela é a prova do compromisso tomado.
Referências bibliográficas
Dicionário da Língua
Portuguesa, 8.ed. Porto Editora, Porto, 1998.
VUNGUIRE, G. F. Técnicas
de Expressão em Língua Portuguesa. Manual do Curso de Licenciatura em Ensino
da Língua Portuguesa. Universidade Católica de Moçambique, Centro de Ensino à
Distância. Beira, 2018.
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2 Comentários:
ajudou muito, bom trabalho
Muito obrigado.
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