domingo, 2 de junho de 2019

As principais figuras pioneiras da Pedagogia e suas contribuições



1. Sócrates  (469 – 399, a.C.)

Suas contribuições

- O autoconhecimento é o único caminho para o verdadeiro saber;
- A finalidade da educação é ministrar o saber sobre o indivíduo;
- Os mestres devem ter paciência com os erros e dúvidas apresentadas pelos alunos;
- Ninguém aprende a andar nesse caminho com o recebimento passivo de conteúdos oferecidos ou transmitidos de fora.

Sócrates era um pedagogo que acreditava no autoconhecimento como o único caminho para o verdadeiro saber. Segundo ele, ninguém aprende a andar nesse caminho com o recebimento passivo de conteúdos oferecidos ou transmitidos de fora. O verdadeiro saber é adquirido com a busca trabalhosa que cada um realiza dentro de si. 

2. Platão (427 – 347, a.C)

Suas contribuições

- Por meio do conhecimento é possível controlar os instintos, a ganância e a violência;
- O papel do educador consiste em promover no educando o processo de interiorização;
- O conhecimento não é algo que vem de fora para o homem. O conhecimento é o esforço de cada pessoa;
- O despertar para o mundo das ideias é um processo gradual.

Para Platão, “toda virtude é conhecimento”. Ao homem virtuoso, segundo ele, é dado a conhecer o bem e o belo. A busca da virtude deve prosseguir pela vida inteira. Portanto, a educação não pode se restringir apenas aos anos de juventude. Educar é tão importante para uma ordem política baseada na justiça, como Platão preconizava, que deveria ser tarefa de toda a sociedade.

3. Aristóteles (384 – 332, a.C.)

Suas contribuições

- A educação ajuda a combater a pobreza e capacita as pessoas com o conhecimento, habilidades e confiança que precisam para completar um futuro melhor;
- A felicidade é alcançada através da educação;
- A educação deve ser uma forma de preparar o homem para viver em sociedade.

Aristóteles valoriza o método dedutivo usado até hoje, cujo modelo de rigor encontra-se na matemática. A Dedução “é um tipo de raciocínio que ocorre ou seja, parte duma verdade estabelecida (geral) para provar a validade de um facto particular. Caminha-se da causa para o efeito”.
Para ele, o fim da arte e da educação é substituir a natureza e completar aquilo que ela apenas começou.  Ele ainda afirmava que, quando se descuida da educação das gerações, o Estado sofre um golpe nocivo. A educação ajuda a combater a pobreza e capacita as pessoas com o conhecimento, habilidades e a confiança que precisam para construir um futuro melhor.

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