terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Características da sala de aula ecológica: dinâmica do seu funcionamento


Características da sala de aula ecológica: dinâmica do seu funcionamento

Antes de entrarmos em detalhes sobre as características da sala de aula ecológica, torna-se fundamental tocar no aspecto da dinâmica do seu funcionamento.

Em princípio, o termo dinamismo que aqui estamos usando significa que uma acção do professor dentro de uma sala de aula, isto é, no processo de ensino-aprendizagem, o professor tem que ser um individuo dinâmico. 
O professor ao organizar um plano de aula, deverá o fazê-lo tendo em conta a sequência dos conteúdos a serem leccionados, pois essa sequencia ajuda muito no seu dinamismo. 
O dinamismo o professor faz com que os alunos participem muito na sua aula, pois esse espirito dinâmico do professor desperta a atenção dos alunos, deixando estes com desejo de participar na aula.

Na aula, a tarefa do professor é mudar concepções. Significa isto que o professor deve entrar na sala de aula bem preparado, implica também que o professor estar sempre preparando a sua aula para que esteja disponível em responder as dúvidas dos alunos.

Ensinar não é uma tarefa fácil, requere um grande esforço do professor. É um grande compromisso que o professor tem com seus alunos e toda a sociedade em geral, por essa razão, ele deve ser completamente competente.

Características da sala de aula ecológica

De acordo com Niquice (2016), a sala de aula é um espaço onde seus intervenientes comportam-se como seres algemados com pouco espaço de liberdade, pouca criatividade, pouco exercício de autonomia. Significa isto que na sala de aula, em parte, os alunos são indivíduos que não se sentem livres de mostrar seus conhecimentos sobre aquilo que está sendo transmitido pelo professor, muitas vezes é porque o professor não permite, noutras vezes é porque o aluno tem receio de falar. Entretanto, é minha opinião que a sala de aula, é apenas um espaço de discussão de conhecimentos, é um espaço em que o aluno e professor, expõem aquilo que sabem, mostram sua criatividade, é um espaço de participação.

Então, quais são as características da sala de aula ecológica?
De acordo com Ferreira e Santos (1984); Sacristán e Gomes (2000) citados por Niquice (2016) são seis (6) características de uma sala de aula ecológica que a seguir vamos descrever detalhadamente.

1. Multidimensionalidade

Na multidimensionalidade significa que na sala de aula são abordados diversos aspectos enquanto decorre o processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, significa que na sala de aula há participação total dos actores envolvidos; há muita comunicação; diversidade de informações e diversidade de experiências. É importante referir que a participação dos actores, depende muito da postura e disposição do próprio professor, pois o professor é quem estimula a participação dos seus alunos. 

2. Historicidade

Historicidade, significa que, os alunos e professores dentro da sala de aula têm oportunidade de relatar as suas histórias, e isto contribui muito para a riqueza da sala de aula.

3. Simultaneidade

Numa sala de aula, muitas vezes, há situações que permitem a que os alunos participem activamente. Para tal, é preciso existir o dinamismo a qual falamos antes, é preciso que haja também liberdade dos intervenientes. Neste sentido, o termo “simultaneidade” é quando existe coincidências na intervenção dos alunos, isto é, quando os alunos intervêm ao mesmo tempo. Por exemplo: quando o professor faz uma pergunta e os alunos ficam dispostos em responder dizendo “eu posso responder”, “eu posso responder”. No entanto, isto mostra o desejo e interesse existente nos alunos sobre a aula.
Uma nota importante é que quando os alunos têm vontade de participar na aula, essa simultaneidade sempre vai existir.

4. Imediaticidade

O termo imediatidade, já nos mostra que vem da palavra “imediato”, que significa rapidez. Significa então que na sala de aula, quando o clima é saudável é as participações são rápidas, ou seja, as participações dos alunos acontecem de forma rápida. E quando os alunos participam rapidamente, o professor não lhe é dado tempo de pensar. A imediaticidade, significa também a existência criatividade e espontaneidade nos alunos. Um exemplo disso é quando um aluno coloca uma dúvida e logo de seguida, um colega intervém para responder a dúvida do colega.

5. Imprevisibilidade

Um professor ao entrar numa sala de aula deve contar com tudo menos nada, porque ele como professor deve partir do pressuposto de que os alunos são seres pensantes e que são dotados de conhecimentos, embora não sejam os mesmos que o professor tem. 
Assim, a imprevisibilidade significa que no decorrer do processo de ensino-aprendizagem, o professor deve saber que durante a aula haverão dúvidas/perguntas feitas pelos alunos, que certa maneira, o professor não contava, deve também contar que podem existir comportamentos inesperados (atitudes inesperados), condutas inesperadas, anedotas inesperados, entre outros aspectos.

6. Lugar público


O professor dentro da sala de aula sempre deve assumir uma postura perante as mais diversas situações vividas em sala de aula, pois por se tratar de um processo de comunicação, haverão respostas a certos comportamentos. 
Deste modo, o professor não pode agir de forma parcial, ele deve ser um individuo imparcial, que significa tratar todos os alunos do mesmo jeito. Ele deve ser capaz de captar, avaliar e analisar os acontecimentos.

Referências

Niquice, A. Gestão do processo de ensino-aprendizagem e característica de aula. Bloco I: Metodologia e os processo de ensino-aprendizagem. Março de 2016.

1 Comentários:

Às sexta-feira, 30 abril, 2021 , Blogger RODRIGUES disse...

como a sala de aula ecológica pode se relacionar com Ecossistema Digital de Aprendizagem

 

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