Planificação da Aula
1. O desenvolvimento
de uma Aula baseada no Plano Temático
1.1. O plano temático e o plano de
aulas
Apesar de existirem certos
processos que ocorrem tanto a nível do desenvolvimento do Plano Temático como
da planificação do ensino (planificação,
calendarização, sequência), estes são bastante diferentes. A planificação e
desenvolvimento do Plano Temático acontece a Nível Nacional, todas as questões
e o conteúdo levam em consideração todo o país e sua diversidade. Durante o
desenvolvimento do Plano Temático, existe uma preocupação com a sequência e
integração de todo o conteúdo dentro da totalidade do Plano.
O Plano Temático funciona como uma
directriz, pois ele determina o que deve ser leccionado, no entanto, a decisão
sobre a forma de leccionar/ensinar cabe a cada professor. O professor decide
que metodologias, actividades e formas de avaliação devem ser utilizadas para
alcançar os objectivos de aprendizagem definidos no Plano Temático. É neste
momento onde o Plano de Aulas e o Plano Temático se cruzam. O Plano de Aulas é
constituído pelos passos detalhados que um professor utiliza para leccionar o
que já foi determinado no Plano Temático. O papel do professor é desenvolver um
Plano de Aulas específico, baseado no Plano Temático.
Sendo assim, importa destacar os
seguintes conceitos:
Processo de ensino-aprendizagem
(PEA) é uma actividade conjunta entre o professor e os alunos, organizado sob
direcção do professor, com finalidade de prover as condições e meios
indispensáveis pelos quais os alunos assimilam activamente conhecimentos,
habilidades, atitudes e convicções. No entanto, frequentemente tem havido equívocos entre ensino-aprendizagem e
ensino e aprendizagem. Há, porém, uma diferença entre ensino-aprendizagem e
ensino e aprendizagem. A diferença é que ensino-aprendizagem envolve a interacção
entre o professor e os alunos, num processo em que há troca de ideias,
conhecimentos, entre outros aspectos. Enquanto no ensino e aprendizagem é um
processo que não há essa interacção entre professor e seus alunos, ou seja, no ensino
e aprendizagem não há interacção entre professor e alunos, acontece entre duas
pessoas ou mais, mas, não existe a figura do professor.
Ensinar refere-se ao acto de
transmissão, orientação do aluno para o conhecimento, é facultar informação,
elaborar o conhecimento através da participação activa do proprio aluno, trazer
a informação necessária de acordo com que o professor possui (conhecimentos prévios)
e o que precisa desenvolver (novos conhecimentos).
Aprender é o processo de aquisição (contacto),
assimilação e acomodação (apropriação individualmente) do património
sócio-cultural, científico e técnico da humanidade que resultam na mudança de
comportamento.
1.2. Plano de Aula
Neste ponto, antes de falarmos sobre o plano de aula,
importa referir que a palavra aula vem do grego, aulé, pátio, em especial, pátio
do palácio real.
No sentido
moderno, aula é determinada pelo período de tempo vivido entre o professor e aluno
em que o professor orienta as actividades do aluno, tendo em vista levá-lo a
alcançar certos objectivos de aprendizagem pretendidos.
Assim, o plano de aula pode ser definido como sendo um documento
importante que deve ser usado pelos professores
e que permite controlar o tempo de que dispõem para a aula. Geralmente o
professor disponibiliza um
tempo para elaborar o plano de aula, visto que é com base neste instrumento que
ele prepara-se para os possíveis caminhos que a actividade lectiva vai tomar na
sala de aula.
Portanto, podemos considerar que o plano de aula é um
guia que orienta o professor sobre
as actividades do processo de ensino-aprendizagem a desenvolver num determinado
tempo lectivo. O plano de aula integra todos os detalhes ou passos do processo
de ensino-aprendizagem e é desenvolvido na escola pelo docente da disciplina, a
partir do plano analítico.
1.3. Procedimentos a seguir para planificar a aula
Ao planificar a aula o professor deve:
a)
Prever os objectivos de aprendizagem imediatos a serem
alcançados pelos alunos (conhecimentos, habilidades e atitudes).
b)
Especificar os itens e subitens do conteúdo que serão
trabalhados durante a aula.
c)
Definir o método de ensino bem como procedimentos de
ensino, assim como organizar as actividades de aprendizagem dos seus alunos.
d)
Indicar os recursos de ensino-aprendizagem a serem
usados (ex.: projector, cartazes, mapas, boneco de corpo humano entre outros),
durante a aula de forma a despertar maior interesse, facilitar a compreensão da
matéria e estimular a participação activa dos alunos no processo e a construção
dos conhecimentos.
e)
Estabelecer como será feita a avaliação dos alunos.
De acordo com Lipman (1992), o plano de aula esquematiza
o conteúdo a ser leccionado, as técnicas motivadoras a serem exploradas, os
passos e as actividades específicas preconizadas para os alunos, os materiais
necessários e os processos de avaliação que devem ser adoptados.
Portanto, o plano
de aula obriga o professor a pensar sobre o que vai fazer, sobre o que vão
fazer os seus alunos, no material didáctico necessário e nos procedimentos que
melhor se ajustam ao tipo de tarefas por executar.
1.4. Características de um plano de aula
O plano de aulas apresenta as seguintes características
a destacar:
a. Coerência
e Unidade
b. Continuação
e sequência
c. Objectividade
e funcionalidade
d. Flexibilidade
e. Precisão
e clareza
Coerência e Unidade
Refere-se a conexão existente entre os objectivos de
aprendizagem, os métodos de ensino, os conteúdos e os meios de ensino, uma vez
que todos estes elementos arrolados devem estar adequados de forma a garantir o
alcance dos objectivos de aprendizagem propostos.
Continuação e sequência
Refere-se, neste caso, a previsão do trabalho de forma
integrada, do começo ao fim, garantindo a relação existente entre as várias
actividades. Geralmente o professor na apresentação dos conteúdos inicia a sua
apresentação partindo dos conceitos básicos, ou seja, definindo os principais
conceitos para depois dar continuidade, apresentando o conteúdo.
Flexibilidade
Em relação a flexibilidade, tem a ver com a
possibilidade de reajustar o conteúdo, adoptando a situações novas que possam
surgir no decorrer da aula – as chamadas situações imprevistas. Na verdade, o
plano deve satisfazer os interesses e necessidades dos alunos, sem afastar-se
claro, dos pontos essenciais a serem desenvolvidos. O plano não deve ser visto
como algo rígido e inflexível, que deve ser cumprido a risca, ele deve dar
espaço para aberturas e adaptações de acordo com os imprevistos.
Objectividade e funcionalidade
O plano de aula deve ter em conta a análise das
condições da realidade, adequando-se ao tempo, aos recursos disponíveis e as
características dos alunos. Portanto, o plano de aula deve ser objectivo e não fugir
da realidade vivida pelos alunos e a sociedade em geral na qual ele é
implementado.
Precisão e clareza
O plano de aula deve apresentar uma linguagem simples e
clara, os enunciados devem ser exactos e objectivos com indicações precisas,
pois não devem ser objecto de dupla interpretação e ambiguidade.
1.5. Passos para a elaboração do plano de aula
1.
Definir o tempo para a elaboração do plano de aula.
2.
Ter a dosificação do conteúdo ou o plano analítico.
3.
Ter consigo o programa do curso ou plano temático como
material auxiliar.
4.
Ter materiais auxiliar como livros de consulta que abordam
o mesmo tema, se possível.
5.
Prever o melhor método de ensino para a abordagem do
conteúdo.
6.
Reorganizar o conteúdo em função dos vários momentos da
aula.
1.6. Vantagens da planificação da aula
Sendo a planificação da aula um projecto de actividade
que se destina a indicar os elementos de realização da unidade didáctica, a planificação
da aula torna-se vantajosa visto que:
·
Disciplina a actividade do professor na sala de
aulas, evitando cometer improvisos desnecessários
·
Permite ao professor conduzir a aula usando uma
sequência lógica na apresentação dos conteúdos.
·
Garante a aprendizagem efectiva por parte dos alunos
no processo de ensino-aprendizagem.
·
Assegura a racionalização, organização e
coordenação do trabalho do professor de modo que a previsão das acções do professor
possibilite a ele a realização de um processo de ensino de qualidade.
·
Facilita a organização da aula, no que concerne
a selecção do material didáctico em tempo útil, saber que tipo de tarefas o professor
e os alunos devem realizar na sala de aulas entre outros.
·
Permite ao professor fazer uma replanificação do
trabalho face a novas situações que surgem no desenvolvimento das aulas (como já sabemos, o plano é flexível).
·
Contribui significativamente para a realização
dos objectivos apontados.
·
Garante maior segurança na condução e direcção
do ensino por parte do professor.
·
Garante economia de tempo e energia, evitando
desgastes e fadiga.
Entretanto, muitos autores referem que não existem desvantagens
da planificação da aula.
1.7. EXEMPLO PRÁTICO DE PANO DE AULA
Instituição:
|
Data:
/09/2019
|
Nome do Professor: Mateus Lima
|
Tema:
Desafios actuais da juventude
|
Data:
/09/2019
|
Objectivos
|
Geral
|
Específicos
|
Compreender os desafios actuais enfrentados actualmente pela camada
jovem
|
Identificar principais desafios enfrentados pelos jovens a nível
mundial
|
|
Identificar o maior desafio enfrentado pelos jovens nos dias actuais
|
||
Descrever algumas respostas existentes face ao problema dos jovens
|
Tempo
|
Funções didácticas (F.D.)
|
Conteúdos
|
Método
|
Recursos
|
Actividades
|
|
Professor
|
Alunos
|
|||||
5 min
|
Introdução e Motivação
|
Controlo de alunos presentes na aula; Correcção do TPC caso exista; introdução
do tema;
|
Expositivo;
Elaboração conjunta
|
Livro de turma;
Caneta; quadro preto; giz; apagador
|
Controla alunos presentes na aula; Contar uma história qualquer;
introduzir a aula
|
Prestar atenção.
|
25 min
|
Mediação e Assimilação
|
Abordagem geral do tema: Desafios actuais da juventude;
Identificação principais desafios enfrentados pelos jovens a nível
mundial;
Identificar o maior desafio enfrentado pelos jovens nos dias actuais;
Descrever algumas respostas existentes face ao problema dos jovens
|
Expositivo
|
Livros; artigos; revistas; quadro preto ou branco; giz ou marcador.
|
Expor o conteúdo da aula
|
Tomar notas; prestar atenção.
|
10 min
|
Domínio e Consolidação
|
Colocação de perguntas pelos estudantes para consolidação do tema
apresentado
|
Elaboração conjunta
|
Livros; artigos; revistas; quadro preto ou branco; giz ou marcador.
|
Orientar actividades; responder perguntas apresentadas pelos alunos;
|
Resolver a actividade dada pelo professor; fazer perguntas,
|
5 min
|
Controlo e Avaliação
|
Resolução de exercícios sobre o tema;
|
Elaboração conjunta
|
Giz; quadro; livros; caderno de exercício.
|
Orientar actividades; responder perguntas dos alunos.
|
Fazer a correcção dos exercícios.
|
1.8. Componentes do Plano de Aula
No processo de planificação da aula, não importa o
formato do plano de aula a ser implementado pelo formador no processo de
ensino-aprendizagem, o importante e indispensável, é que o plano de aula inclua
determinadas componentes que são indispensáveis como por exemplo:
1.
Cabeçalho.
2.
Tema da aula.
3.
Objectivos de aprendizagem.
4.
Conteúdo
5.
Métodos de ensino
6.
Recursos ou Meios didácticos auxiliares do processo de
ensino-aprendizagem.
7.
Actividades para a avaliação do nível do desenvolvimento
das competências.
8.
Tempo.
2. Considerações finais
A planificação do processo de ensino-aprendizagem é
fundamental para o sucesso dos objectivos de aprendizagem ou da formação.
O plano de aula é um documento orientador do processo de
ensino-aprendizagem e integra: A introdução do tema da aula; Os objectivos de
Aprendizagem; As competências a serem alcançadas pelos formandos; Os recursos e
os vários momentos da aula (a motivação; a abordagem do conteúdo; as
actividades dos formandos; a avaliação da apreensão do conteúdo e a
consolidação).
O Plano de Aula ajuda o formador a nunca improvisar
aulas.
A condução do processo de ensino-aprendizagem deve
constituir um instrumento para o alcance dos objectivos estabelecidos, e para
tal, torna-se indispensável que o formador seja um profissional que domine para
além dos conteúdos, a metodologia de ensino de forma a estruturar melhor as
suas aulas e a conduzir de forma eficaz a aprendizagem dos formandos.
Um aspecto muito importante que vem secundar a
planificação da aula, da actividade do formador na sala de aula é o
conhecimento e domínio dos métodos de ensino, da correcta formulação de
objectivos educacionais e selecção criteriosa de conteúdos de ensino tendo em
conta o plano analítico.
3. Bibliografia
3. Bibliografia
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RIBEIRO. L. C. (1989). Planificação
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Temas seleccionados. Rio de Janeiro. Editora livros técnicos e
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- BALANCHO, Maria José e COELHO, Filomena Manso (1994). Motivar os alunos. Criatividade na
relação pedagógica: conceitos e práticas. 3 Edição. Texto editor.
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- ERLEBACH, Ernest; (1988), Psicologia. Teste de Estudo
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à Psicologia das Crianças. 3ª Edição, Coimbra.
- RODRIGUES et al, (2007). Psicopedagogia
– Elementos de ensino e aprendizagem e recursos audiovisuais. Módulo
II. Instituto Superior Dom Bosco.
- RODRIGUES et al, (2007). Psicopedagogia
– A Estruturação do ensino e aprendizagem e o papel do educador no século
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Metodologia do ensino superior. Editora Atlas. São Paulo.
- FERRÃO, luís e Rodrigues,
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5ª Edição. Lisboa.
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Rumo a uma Nova Didáctica. 16ª Edição. Petrópolis:
Vozes, 2005
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e Mudança. 23ª Ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1979.
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30. PERRENOUD,
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na sala de aula: concepções dos professores sobre a função da aula expositiva.
Anais do V ENPEC.
- SILVERA, M. A. (2007). O
revelar da competência no acontecer humano. Universidade
Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo.
3 Comentários:
Boa noite. Gostei da tua explicação, foi muito objectiva.
Gostaria porém, de saber o seguinte sobre o tempo dedicado a uma aula:
Numa situação em que o professor tem aula dupla, isto é tempos seguidos na mesma turma, como este irá planificar, será uma aula de 90 min ou duas de 45min?
Gostei muito na objectividade do mesmo.
Boa noite. Gostei da tua explicação, foi muito objectiva.
Gostaria porém, de saber o seguinte sobre o tempo dedicado a uma aula:
Numa situação em que o professor tem aula dupla, isto é tempos seguidos na mesma turma, como este irá planificar, será uma aula de 90 min ou duas de 45min?
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