Exemplo prático de um Plano de Marketing
Plano
de Marketing
O Plano de Marketing é uma
ferramenta de gestão que deve ser regularmente utilizada e actualizada, pois
permite analisar o mercado, adaptando-se às suas constantes mudanças e
identificando tendências. Por meio dele você pode definir resultados a serem
alcançados e formular acções para atingir competitividade. Assim, a seguir,
descreve-se detalhadamente um plano de Marketing.
Plano de Marketing – BIG CHIKEN
MOZAMBIQUE
1.
Resumo executivo
A Big Chiken Mozambique
é uma organização criadora de frangos, no bairro de Trevo, município da Matola.
Além disso, em parceria com uma organização de criação de frangos local, está aumentando
a sua produção, um serviço que leva os clientes para um consumo garantido, com
direito a alguns ovos. No entanto, a criação dos seus frangos tem sido ignorada
pela população local. Embora existam vários grandes criadores de frango dentro
do bairro, o mercado de frangos não vem recebendo a mesma atenção. Isso
proporciona à Big Chiken
uma oportunidade extraordinária de
crescimento. Compra de frangos é uma prática comum das pessoas na actualidade.
Existe, entretanto, um número crescente de competições que a envolvem,
incluindo vendedores de outros tipos de carnes: porca, carne bovina, etc. A Big
Chiken Mozambique está empenhada em ampliar seu mercado, assim como em
desenvolver um mercado de grande de criação de frangos, visando a uma concorrência
mais alta.
2.
Análise da situação
A Big Chiken Mozambique
está em seu primeiro ano de operação no mercado. Seus produtos foram bem recebidos
nos primeiros meses do ano de 2019 e o marketing será a chave para desenvolver
a marca e o conhecimento do produto, assim como para o crescimento da base de
clientes. A Big Chiken Mozambique oferece diversos pesos de frangos, ou
seja, os frangos da Big Chiken têm variedades de pesos, desde 1kg, 1,5kg até os
3,0kg.
2.1.
Resumo do mercado
A empresa possui boas
informações sobre o mercado e sabe bastante sobre os atributos comuns do
cliente mais almejado. Essas informações serão aproveitadas para entender
melhor o público-alvo e suas necessidades específicas, bem como para saber como
se comunicar melhor com ele.
Mercados-alvo:
Matola-Rio; mercado da Zona
baixa da cidade de Maputo; mercado do Xipamanine; mercado do Benfica.
2.1.1.
Demografia do mercado
O perfil do cliente típico
da Big Chiken Mozambique está enquadrado dentro dos seguintes factores
geográficos, demográficos e comportamentais:
Factores geográficos:
A Big Chiken Mozambique ainda
não definiu uma área geográfica como alvo. Com base no amplo alcance da
Internet e em múltiplos serviços de entrega, ela pode atender tanto clientes de
dentro do bairro como de outros bairros da Cidade e Província de Maputo.
Assim, a população-alvo
estimada é de 1 milhões de consumidores.
Factores demográficos:
·
Tanto homens
como mulheres (inclui todas as faixas etárias) são consumidores dos frangos, em
proporção praticamente equivalente.
Factores comportamentais:
·
Pessoas que consomem
carnes de frangos sem visar a uma vida mais saudável, mas sim a um “comer bem”.
·
Pessoas que
gastam dinheiro em aquilo de que gostam comer sem.
·
Pessoas com um
estilo de vida activo, que inclui no mínimo consumir frango duas ou três vezes
por semana.
2.1.2.
Necessidades do mercado
A Big Chiken Mozambique está
proporcionando à comunidade do bairro de Trevo uma ampla gama de frangos bem
grandes para toda a família. Seu objectivo é oferecer os seguintes benefícios
para seus clientes:
·
Frangos de
qualidade. As pessoas /clientes trabalham duro para ganhar seu dinheiro e não
gostariam de desperdiçá-lo em produtos sem qualidade que possam ser nocivos à
sua saúde.
·
Atendimento ao
cliente. Só com um atendimento exemplar é possível construir um negócio
sustentável, com uma base de clientes fiéis.
2.1.3.
Tendências do mercado
A Big Chiken Mozambique vai
se distinguir por comercializar produtos até então não disponíveis. A ênfase do
mercado, até o momento, tem sido em vender galinhas/frangos e alguns pintainhos.
Como o mercado de criação de frangos não está restrito a um único país,
continente ou faixa etária, existe um mercado global. A Big Chiken Mozambique possui
frangos saudáveis. Portanto, o marketing está sendo direccionado para esse propósito.
Outra tendência é a venda
de frangos em outros pontos de Moçambique. Um número cada vez maior de criadores
de frangos se reúne no país inteiro para comercializar seus produtos em
diferentes províncias do país. Em Nampula; por exemplo, há um grupo de pessoas
que vende cerca de 5,000 frangos durante 1 mês. As tendências de mercado mostram
um crescimento contínuo no negócio.
2.1.4.
Crescimento do mercado
Com o preço dos frangos
cada vez mais a cair, por causa da existência de muitos criadores e muito mais devido
à existência de muitas empresas concorrentes, o mercado de frango apresentou um
crescimento estável no país. Assim, a estimativa de vendas para 2020 pode ser
de 35 milhões de unidades. Um número crescente de pessoas está descobrindo, ou
em muitos casos redescobrindo, os benefícios em criar e vender frangos.
2.2.
Análise SWOT
A análise SWOT abaixo
captura as principais forças e fraquezas da empresa, bem como descreve as
oportunidades e ameaças que se apresentam à Big Chiken Mozambique:
Forças
|
Oportunidades
|
Fraquezas
|
Ameaças
|
2.3.
Concorrência
A Big Chiken Mozambique está
formando seu próprio mercado. Embora existam algumas organizações que criam
frangos, a Big Chiken Mozambique quer ser a única cujos produtos são de facto de
qualidade e excepcionais, ou extraordinários para os clientes.
2.4.
Produtos
Agora, a Big Chiken Mozambique
oferece diversos produtos:
·
Os primeiros frangos
criados pela Big Chiken Mozambique pesavam cerca de 2 a 2,5kg, que permite
aos clientes que vivem em menor número consumirem apenas um frango.
·
Os frangos
posteriores produzidos pela Big Chiken Mozambique foram de tamanho
igual aos primeiros frangos.
2.5.
Factores-chave para o sucesso
O factor-chave para o
sucesso é desenhar e criar frangos que atendam à demanda do mercado. Além
disso, a Big Chiken Mozambique deve garantir a satisfação total do
cliente. Caso esses factores se concretizem, a Big Chiken Mozambique
vai se tornar uma organização lucrativa e sustentável.
2.6.
Questões fundamentais
Sendo uma organização nova
no mercado em Moçambique como um todo, a Big Chiken Mozambique
ainda está em seus estágios iniciais. As questões fundamentais para ela são:
·
Estabelecer-se
como a organização ou empresa líder em criação de frangos para pronto consumo
da população e evitar eclosão de doenças.
·
Buscar o
crescimento controlado, isto é, os gastos com folha de pagamento nunca devem
exceder a base de receita. Isso ajudará a proteger a empresa contra recessões.
·
Monitorar
constantemente a satisfação do cliente, assegurando que a estratégia de
crescimento jamais comprometa a qualidade do atendimento e os níveis de
satisfação.
3.
Estratégia de marketing
O segredo para uma
estratégia de marketing eficiente é focar em produtos de alta qualidade. A Big Chiken Mozambique
pode cobrir cerca de 80% de criação de frangos porque cria frangos saudáveis.
Ela consegue atender as necessidades do cliente porque, embora os frangos sejam
de tamanhos diferentes, são úteis para todos.
3.1.
Missão
A missão da Big Chiken Mozambique
é oferecer ao cliente os melhores frangos jamais consumidos e vistos no
mercado. Nosso lema é: “Nós existimos para atrair e manter clientes”. A adopção
rigorosa desse lema garantirá nosso sucesso. Nossos serviços e produtos
superarão as expectativas dos nossos clientes.
3.2.
Objectivos de marketing
·
Manter um forte
crescimento positivo em cada trimestre (apesar dos padrões de vendas sazonais).
·
Alcançar um
aumento contínuo de penetração no mercado.
·
Reduzir os
custos de aquisição do cliente em 1% por trimestre.
3.3.
Objectivos financeiros
·
Aumentar a
margem de lucro em 1% por trimestre devido à eficiência e a ganhos com economia
de escala.
·
Manter um
orçamento significativo de pesquisa e desenvolvimento (como um percentagem das
vendas) para incentivar o desenvolvimento de novos frangos.
3.4.
Mercados-alvo
A meta da Big Chiken Mozambique
é expandir um novo tipo de mercado, trazendo novas formas de criação de frangos
em Moçambique, e tendo uma nova visão na área.
3.5.
Posicionamento
A Big Chiken Mozambique
vai-se posicionar como uma empresa líder criação e venda de frangos, aumentando
a sua actividade com a criação de pintainhos. Esse posicionamento será
alcançado pela alavancagem de sua vantagem competitiva: experiência no sector e
paixão pelo tipo de negócio. A Big Chiken Mozambique é uma empresa de criação
de frangos de forma. Sua administração pode usar a vasta experiência e a paixão
pessoal pelo negócio de frangos em Moçambique.
3.6.
Estratégias
O objectivo único da
organização é posicionar a Big Chiken Mozambique como a criadora de
frangos consumo, atendendo tanto o mercado do bairro do Trevo como outros
mercados. A estratégia de marketing buscará de início criar um conhecimento do
cliente sobre os produtos e serviços oferecidos e, depois, desenvolver uma base
de clientes. A mensagem que a Big Chiken Mozambique pretende transmitir
é de que oferece os mais frangos saudáveis para o consumo da população em geral
e todas as faixas etárias. Essa mensagem será comunicada por diversos meios de
comunicação, desde as televisões até as rádios. Primeiro pelo próprio sítio
(site) da empresa, onde os consumidores encontrarão muitas informações sobre os
produtos e poderão fazer pedidos. Para transmitir a percepção de
profissionalismo e qualidade dos produtos e serviços da Big Chiken Mozambique,
muito dinheiro e tempo serão investidos nesse sítio ou site.
3.7
Mix de marketing
O mix de marketing da Big Chiken Mozambique
compõe-se das seguintes abordagens de determinação de preço, distribuição,
propaganda e promoção e atendimento ao cliente:
·
Determinação de
preço: Será baseada em um preço por frango.
·
Distribuição:
Inicialmente, a Big Chiken Mozambique utilizará um modelo de distribuição directo
aos revendedores de mercearias e supermercados.
· Propaganda e
promoção: Diversos métodos serão Empregados
no esforço promocional.
·
Atendimento ao
cliente: A Big Chiken Mozambique se empenhará para alcançar níveis de
referência no atendimento ao cliente.
3.8.
Pesquisa de marketing
A Big Chiken Mozambique
tem a sorte de estar localizada no sul do país, uma área em que as economias
são tidas como altas, pois é onde estão concentradas os ministérios e é muito
provável que seja o lugar onde há muito dinheiro. De facto, a Big Chiken Mozambique
testou todos os seus produtos não só com os consumidores domésticos, mas também
com muitos outros criadores de frangos. Esse extenso teste de produto com uma
ampla variedade de criadores proporcionou um feedback valioso, que levou a
diversos aprimoramentos de design.
4. Controlos
A finalidade do plano de
marketing da Big Chiken Mozambique é servir como um guia para a organização.
As seguintes áreas serão monitoradas para medir o desempenho:
·
Receita: mensal,
trimestral e anual.
·
Despesas:
mensais e anuais.
·
Satisfação do
cliente.
·
Desenvolvimento
de novos produtos.
5.
Plano de contingência
Dificuldades e riscos
·
A entrada no
mercado de um concorrente já estabelecido no sector.
As piores situações de
risco
·
Chegar à
conclusão de que o negócio não consegue se sustentar de forma contínua.
·
Descobrir que é
necessário liquidar preços para cobrir passivos.
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